terça-feira, outubro 20, 2009

prata do cu da gata

- "Que lindo!" Admiro o colar e, porque tenho confiança suficiente para isso, pergunto: - "É prata?" A pergunta é mais uma forma de mostrar interesse, e é também movida pela memória das minhas reacções alérgicas a todos os metais que não sejam ouro ou prata.
- "Então não é!? É sim senhora, é prata do cu da gata!"
Perante o meu espanto, pois nunca tinha ouvido tal dito, e sabendo da minha curiosidade por todas as expressões populares, a amiga do lado, aponta para os brincos e esclarece: - "E estes brincos também são de ouro. São de ouro do cu do besouro!"
Conclusão: nem o colar era de prata, nem os brincos eram de ouro. Um e outro boas imitações e toca a andar, o que interessa é o efeito e quer um quer outros chamavam bem a atenção e cumpriam o seu papel, bem conjugados com a indumentária da ocasião.

Comments:
Que giro,lolol...e eu a pensar que ia ler uma história sobre algo que teria acontecido a uma pobre bichana de 4 patas,mas não é uma expressão.Genial.Está super engraçado!

Jocas gordas
Lena

www.aldeiadaminhavida.blogspot.com
www.clubedasmulheresbeiras.blogspot.com
 
Essas expressões conheço-as bem. Lembro-me de, em pequena, as ter proferido várias vezes e de as ouvir a pessoas da família. Se algo nao era de ouro, lá vinha a resposta...ouro do cú do besouro e prata do cú da gata. Mas, mesmo só a Lília, para reinventar estas expressões já adormecidas. E ainda bem! Um bem-haja e continue postando estas divertidas expressões que já fizeram parte do nosso quotidiano e que começam a cair no esquecimento.

Abraço

Ana S
 
Olá amiga!
Não conhecia os termos mas rimam e são engraçados.
O que se costumava dizer das fantasias amarelas, a quem perguntava era «ouro do Curral».
Também por volta dos meus cinco anos tinha uma prima que ao lavar os pés numa banheira de zinco olhando o cieiro que lhe saia dos pés sujos nos poios da fazenda da nossa avó me disse «sabes Bertilde diz que é com isto que se faz prata».
Minha prima tinha 7 anos e era da Vargem.Portanto tinha estatuto de sábia e actualizada!
Fiquei olhando aquele desperdício,uma espécie de espuma acinzentada, que se colava aos lados da pesada banheira, desejando conhecer a tecnologia que transformava aquilo naquele metal bonito da «escrava» trabalhada da minha tia.
Até hoje! Por acaso sabes fazer prata com cieiro?
Abraços
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!