sexta-feira, outubro 07, 2005

O passo antes da passada


"Não dês o passo antes de chegar à passada". Aprendi com a minha mãe este antigo ensinamento. Perdi a conta das vezes em que, com a sua voz doce, me aconselhou assim: "Não dês o passo antes de chegar à passada." Com este simples refrão popular aprendi que tudo tem o seu tempo. Tudo deve ser feito na hora certa, nem antes nem depois. Não deve, especialmente, ser antes. Depois ainda pode ter remédio, antes é mais difícil de remediar.
"Não dês o passo antes de chegar à passada." Como parece fácil! Parece tão simples seguir o velho ditado. Demasiado óbvio, até, para merecer sequer considerações. Mas nem sempre é assim. Porque as passadas da vida não são tão claras como as passadas da infância, as passadas de cimento que ligavam a minha casa à casa dos meus avós e a casa dos meus avós à casa dos meus tios e ainda à casa da Prima Ali ou à da senhora Conceição e do senhor José Duarte.
As passadas da vida, quando as olhamos, parecem uma vezes mais perto, outras vezes mais distantes, e tantas vezes não conseguimos distingui-las bem, parecem desfazer-se à frente dos nossos olhos, parecem desfazer-se por magia debaixo dos nossos pés. Quem pode gabar-se de nunca ter dado um passo em falso?
Quem me dera ter a sabedoria necessária para nunca "dar passos antes de chegar à passada"! Mas sei que não a tenho e se calhar até é melhor assim. Se calhar não devia pensar mais nisso, se calhar não devia lamentar-me. Porque arriscar faz parte da vida e até um passo mal dado pode ser uma preciosa lição.

Comments:
Olá Lília!
Confesso que já começava a sentir saudade dos teus textos...
Sobre este não te irei dizer nada que já não sabias,escreves muito bem e consegues fazer como por magia,de uma simples frase popular,um lindo texto.Parabéns ;) Beijinho*
 
Faz já muito tempo que não ouvia o termo "passada". Faz lembrar a minha saudosa avó (Deus lhe dê o céu) quando, em ciança, costumava andar a correr pelo quintal e, de um passo, saltávamos as 3 "passadas" que desnivelavam o "terreiro".
Gosto dos textos do seu blog. Muito bons. Trazem uma certa nostalgia...
 
Olá! Já andava há dias a visitar o blog e nada de novo, finalmente apareceu mais um texto e interessante, como sempre! Sem querer "dar um passo antes da passada", gostava de lhe dizer que já estava preocupado com a sua ausência, por favor continue! Ler alguma coisa que não tem nada a ver com política e futebol é um como um oásis no deserto, ainda por cima com esta qualidade. Sou um grande admirador do seu blog!
Obrigado mais uma vez.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!