quinta-feira, setembro 22, 2005

A cama dos noivos

Os casamentos eram todos à segunda-feira e a grande festa não era no dia da cerimónia mas sim na véspera. Era para a "cama dos noivos" que eram convidadas praticamente todas as pessoas do sítio. "No domingo antes, os noivos iam pelo sítio convidar toda a gente, aieito, como quem andava com o Espírito Santo."
Os convidados chegavam à tardinha a casa dos noivos, para começarem a fazer a cama, e só davam a tarefa por terminada já de madrugada. As brincadeiras da "cama dos noivos" pareciam não ter fim. Uma das regras principais era que toda a gente da festa tinha de "ir à cama".
Com o lençol dos noivos iam agarrando as pessoas que encontravam pela frente, atirando-as depois para cima do colchão.
Quando percebiam que um rapaz e uma rapariga andavam com a mania um no outro, eles não escapavam de "ir à cama" ao mesmo tempo. O colchão era enrolado sobre eles, que ficavam só com os pés e a cabeça de fora, e muitas vezes aos gritos.
Para além desta tradição de atirar as pessoas para a cama dos noivos, a cama era alvo de muitas outras brincadeiras. No colchão coziam as coisas mais incríveis: Dinheiro e arroz para dar sorte, vinho também, além das inevitáveis cenouras e dos tomates, disfarçados com remendos, e dos alfibenetes de cabeça enfiados na cama e torcidos.
Era tal a judiaria que muitas vezes a roupa e o próprio colchão ficavam estragados. Claro que depois de pronta a cama tinha uma aparência impecável, com a sua colcha branca como a neve e decorada com raminhos de avenca e flor de laranjeira. No dia seguinte, quando chegava a altura da cama ser usada, é que eram elas! Era preciso descoser tudo, um trabalho que nunca mais acabava, e por isso a maioria dos noivos optava por virar o colchão ao contrário e dormir sobre o lado de baixo na primeira noite.
Na noite da "cama dos noivos" havia ainda outros rituais. Um dos costumes era pregar rabos de papel nas pessoas, quando estas estavam distraídas. Também ninguém escapava de apanhar uma alfinetadelas. No meio da confusão, havia quem pegasse num alfinete e andasse com ele disfarçadamente na mão, a distribuir picadelas por todos os convivas.
Em troca de tantas tropelias, os convidados eram agraciados com broas, doces e vinho, terminando a noite sempre com uma canja de galinha bem quente e pão.
O costume da "cama dos noivos" acabou entretanto, mas eu ainda tive a sorte de ter participado numa dessas festas de casamento antecipadas, que foi a da minha irmã. As brincadeiras repetiram-se, seguindo rigorosamente a tradição mais antiga. A diferença é que a cama dos noivos foi feita numa quinta-feira à noite e o casamento no sábado seguinte. Nessa altura já tinha sido esquecido o ditado de que o "sábado não tem cabeça nem rabo" e a quase totalidade dos noivos passou a eleger o sábado para a cerimónia de casamento.

Comments:
Mais uma das nossas tradições que entretanto morreu...com grande pena minha!Ainda me lembro de uma dessas festas hehe,na quinta-feira antes do casamento do meu tio João :)...desgraçados,aposto que se sentiram obrigados a dormir no chão hehe...
 
Ó Lília! Grande descrição da cama dos noivos, simplesmente impecável! Desconhecia-a completamente, nunca tive o previlégio de participar em nenhuma, lembro-me de ouvir falar nas partidas, das muitas coisas que se cosiam à cama, e dos alfinetes, achava essa brincadeira meia estúpida, mas sinceramente nunca participei! Gostei muito!
 
olá =)
fico feliz por você partilhar as suas memórias com todos.... pois na quinta feira antes de 5 de maio deste ano fui convidada para fazer a cama de uns noivos :)
sou dos açores... e era so para agradecerlhe a sua publicação que me deu algumas ideias...
 
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »
 
Algunas tradições vão-se perdendo... mas esta até tinha a sua piada...

Agora há mais sofisticação com as despedidas de solteiro...

Qualquer dia há as despedidas de «casado»...
 
My spouse anԁ I stumbled over heгe by a diffeгent web page аnd thought Ι might cheсk thіngѕ out.
Ӏ liκe what I sеe so now i аm followіng уou.

Look forward to going over your web page again.

my ωebpagе - http://www.sfgate.com/
 
Hey theге! I unԁerstand this iѕ sort
of οff-tоpic howеver I had
to ask. Does oрerating a well-established wеbsitе liκe yours
take a large amount of work? I'm completely new to blogging however I do write in my diary daily. I'ԁ
like to start а blog sо I can share my experіence and
feelings onlinе. Pleasе let mе knοw іf you havе any kind of гeсommendatіons or tips
for nеw aspігing blog οwners.
Αppгeciatе it!

Reνieω my blog ... http://www.lsa.url.tw/userinfo.php?uid=4586
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!