terça-feira, janeiro 24, 2012

o despacho de Dezembro

A meio da manhã começou a cair uma chuvinha miúda mas persistente. Retiro a roupa do estendal. Delicio-me com o cheiro a terra. Reparo nas folhas lavadas das plantas, brilhantes. Já era mais do que tempo, a chuva é tão necessária e tardava. Penso nisto e alegro-me com a benção que cai do céu.
Penso nisto tudo mas falha-me um pormenor importante, ressuscitado por uma conversa dos meus pais.
- "Hoje é o despacho de Dezembro". Então não é? Os meus pais olham para o céu cinzento e para a chuvinha miúda e têm a certeza de que é este o tempo que deverá caractarizar o mês de Dezembro deste ano. Mas quando começamos a descer para o Funchal, já não chove, apesar do cinzento do céu, coberto de núvens. - "Aqui não chove, mas no Norte deve estar a chover bem!" Não se sabe.
O que se sabe é que segundo a tradição popular os primeiros doze dias de Janeiro representam os requerimentos para o tempo respeitante a cada um dos meses do ano e os doze dias seguintes representam os despachos, ou seja o tempo que realmente deverá caracterizar cada um dos doze meses. Seguindo este raciocínio, o dia 24 de Janeiro é de facto o despacho de Dezembro.
Dezembro de 2012 deverá ser um mês de céu cinzento, com algum chuva miudinha, mas pouca, muito pouca para aquilo que deveria ser no primeiro mês do Inverno.

Comments:
Gostei da palavra "estendal". Faz bem mais sentido do que o nosso "Varal". "Varal" deve derivar de "vara". Na verdade eu vejo "varal" em textos antigos denotando uma vara que se usa para transportar alguma coisa levada por um ombro em cada extremidade (como os santos nas procissoes). Sera' que antigamente eles usavam uma vara ao inves de corda para estender as roupas? Lilia, mais uma vez o teu portugues ganhou do meu! Outro comentario comico. Eu assisti uma vez a umas palestras sobre o mercado de capitais aqui nos EUA, e havia um senhor na plateia que apresentava uma formula bizarra e "infalivel" segundo ele proprio: Ele dizia que o desempenho da bolsa dos dias 2 a 12 de janeiro previa os desempenhos dos meses de fevereiro a dezembro... Talvez ele fosse madeirense... eh eh eh.... Ricardo Castro de Meiroz Grillo chicago2paris@gmail.com
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!