quarta-feira, novembro 30, 2011

enxógalhar

Falta pouco para a Festa e pedem-me a receita do licor de maracujá. Confirmo as medidas com a minha mãe. Primeiro deita-se a polpa de cinquenta maracujás num litro de álcool. Quinze dias depois, faz-se uma calda com um litro e meio de água e dois quilos de açúcar e leva-se ao lume durante alguns minutos. Deixa-se arrefecer e junta-se o álcool onde os maracujás estiveram em infusão. Há quem opte por coar e há quem prefira deixar algumas sementes de maracujá no licor. Só falta um pormenor importante: "- Durante o tempo em que a polpa de maracujá fica no álcool, é preciso enxógalhar a garrafa todos os dias."
Enxógalhar é um pormenor que pode fazer toda a diferença. A palavra enxógalhar é de tal forma habitual que só por acaso me ocorreu tratar-se de uma palavra que não existe no dicionário. O dicionário diz que a palavra correcta é agitar, eu digo enxógalhar. Digo enxógalhar porque todos me perceberão melhor e também porque esta é uma daquelas palavras que têm o sabor, o cheiro e as cores da infância. A palavra enxógalhar pertence às pessoas simples que talvez saibam mais do que as pessoas que sabem coisas muito complicadas.

Comments:
Sera' que o "enxógalhar" tem o mesmo sentido de "chacoalhar"? (Nao sei se chacoalhar e' "bom portugues" ou se e' regionalismo meu...) Eu li tua receita e fiquei todo animado. Eu fazia licores no Brasil usando alcool de farmacia. Foi ai' que eu notei que o alcool de farmacia vendido aqui nao e' "etilico". E' "iso-propilico" ou coisa parecida. E alem disso, os maracujas vem da Costa Rica e sao muito caros... Mas vou continuar insistindo.
Ricardo C M Grillo chicago2paris@gmail.com
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!