sábado, novembro 13, 2010

a restolhada das galatrixas

-"Ouvi uma restolhada em cima do zinco do telheiro. Afinal era as galatrixas!"
As galatrixas fizeram uma restolhada em cima do zinco do telheiro e conseguiram arrancar-nos algumas gargalhadas. A minha filha olhou para mim, depois olhou para o avô, depois para mim: " - Galatrixas? "
Rimo-nos todos e o avô continuou a falar das galatrixas, embora ela lhe explicasse que o nome correcto é lagartixas.
O nome galatrixa levou-me de volta à infância, era assim que ouvia chamar aos pequenos animais que os rapazes da escola conseguiam apanhar pela cabeça fazendo um laço na ponta de uma erva rija comprida. Depois deitavam atrás das raparigas para as assustar.
No campo, muita gente ainda diz galatrixa e não é difícil perceber porquê. Basta dizer as duas palavras para perceber que é muito mais fácil dizer galatrixa do que lagartixa. Este é um fenómeno que acontece também com outras palavras, dizia-se a forma mais fácil e pronto. Para quê complicar? O importante era que os outros percebessem do que se falava. Quem é que não entende o que é a restolhada das galatrixas?

Comments:
Engraçado.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Pois no Brasil, eu ouvia muita gente dizendo "largatixa". Mas isso me soava mal aos ouvidos. Talvez se supoe que a lagartixa seja parente dos gatos, e portanto "lar-gati-xa". Quando crianca a gente cortava os rabos delas pra' ve-los se retorcer. Minha mae sempre dizia: Nao maltratem as lagartixas. Elas nao fazem nenhum mal. E pelo contrario, comem as moscas.ricardo grillo
chicago2paris@gmail.com
 
Lembrei-me agora da palavra "plataforma", e de como algumas pessoas menos informadas dizem "plantaforma". Tá claro que uma plataforma serve de suporte, como um chão, logo, está bem próxima da ideia de planta, cujos significados podem ir desde a projecção horizontar de um edifício à face interior do pé... Plantaforma, pois então! :-)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!