quarta-feira, agosto 18, 2010

Quem não poupa nem herda

Nestes seis anos de Rabo do Gato, tenho tido algum cuidado nas expressões que aqui coloco e reconheço ter feito alguma censura a frases mais brejeiras.
Hoje não resisto a registar um provérbio que ouvi recentemente e diz assim: "Quem não poupa nem herda, não tem senão merda." No tempo em que o ditado foi inventado talvez fosse verdade, mas hoje todos sabemos que não.
Poupar e herdar já não são as formas mais habituais de ter algo de seu. Bem pelo contrário: Quem mais tem normalmente nem herdou, nem poupou e muitas vezes nem trabalhou.
Eis um bom exemplo de evolução da língua e dos costumes, em que os sábios ditados de outros tempos ficam totalmente desactualizados.

Comments:
Não conhecia nenhum...
 
Começo por dizer que já sigo o seu blogue à algum tempo,e que gosto muito do que você escreve. Em relação a este ditado, eu não o conhecia. Desde miúdo que sempre ouvi falar em:“ Quem não rouba nem herda não tem senão merda ” e este acho que continua actualizado. Parabéns pelo blogue
 
Eu usava um ditado semelhante para assustar minhas professoras no curso primario. Eu dizia assim: Professora: "Quem herda, herda. Quem nao herda fica na mesma." E entao eu via a professora respirar aliviada. ricardo grillo
chicago2paris@gmail.com
 
Adorei!!! (E "merda" já nem é asneira, porque duvido que haja gente que não tenha dito a palavra, tão democrática. Até porque a maior parte do tempo o próprio povo sentiu que estava aí... nessa palavrinha mesmo, lol).

Mas está giro, o ditame. Se não fazes por ti, ou bem que és filho de gente rica, ou bem que... isso!

Mas ainda há a questão sorte, e a outra via, a da desonestidade! :-(
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!