quarta-feira, abril 28, 2010

da mesma brónica

- "Elas são mais ou menos da mesma brónica." Explicaram-me assim as semelhanças entre duas mulheres. Semelhanças físicas mas muito gerais, como a idade, a altura, o peso, nada de muito particular.
Percebi a ideia mas não lhe consegui encontrar um sinónimo, uma única palavra que dissesse tudo isso. Este é um dos motivos pelo qual sobrevivem certas particularidades linguísticas, porque têm utilidade. Devido à sua precisão, poupam palavras e mais explicações. São palavras económicas.
Disseram-me: "Elas são da mesma brónica" e eu fiquei esclarecida, não precisei de perguntar mais nada, e a conversa seguiu o seu caminho.
Nem sempre temos esta a capacidade de usar as palavras: usamo-las em demasia e querendo dizer muito dizemos muito pouco ou não dizemos nada.

Comments:
Minha mãe usava essa expressão também e ficávamos conversadas. Sabia exactamente o que ela queria dizer.Posteriormente ouvi alguém a tentar arranjar explicação para esse termo e dizia vir de Verónica!Tinham a mesma Verónica, talvez a que limpou o rosto de Cristo, no santo sudário...será??...
 
É... Dizer a mesma tipologia ou caracteres físicos semelhantes cheira a ciência e é frio como o gelo! :S A mesma brónica é giro! :)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!