domingo, março 14, 2010

a saia de fora

Nenhuma mulher se atrevia a sair à rua sem saia. A saia era uma peça de roupa obrigatória e vestia-se por dentro do vestido. O nome fino era combinação, mas no meu sítio não se usava o nome fino. Dizia-se saia e para a diferenciar da saia que se vestia por fora, chamava-se a esta última saia-de-vestido.
A saia de dentro devia ficar totalmente escondida pelo vestido ou pela saia-de-vestido, mas acontecia por vezes que uma ponta, normalmente de renda, sobrava na roda do vestido e ficava à vista de toda a gente. Dizia-se então que o marido, noivo ou namorado dessa mulher namorava outra.
Assim sendo, era preocupação de todas as mulheres que a saia ou combinação ficasse sempre mais curta, que esta nunca espreitasse pela beira do vestido. Elas olhavam por cima do ombro, pediam por vezes às irmãs ou amigas que confirmassem se estava tudo como deve ser. Claro que não era só pela superstição, era também porque a saia de fora do vestido dava a impressão de se tratar de uma pessoa mal arranjada.
As saias - combinações segundo o nome fino - foram abolidas definitivamente do guarda-roupa feminino há muitos anos e não me deixam grande pena. Nem sequer pelo seu poder de adivinhar uma traição, ao se tornarem visíveis por debaixo do vestido ou da saia-de-vestido.

Comments:
Ainda sou do tempo em que se usava "saia" também assim dito, embora mais tarde viesse a saber o nome fino. Não sabia era da superstição. Mas claro, lembro-me do cuidado em não deixar passar nenhuma ponta fora do vestido, porque dava um mau aspecto...tipo, algo que se dizia no meu tempo: maria atalaia,tem o vestido mais curto que a saia...e a pessoa logo sabia que algo estava mal,na sua apresentação.
 
Aqui por Galiza, a combinaçom tamém era assi tratada.
E nós, nenos, faziamos "riso" das nenas às que se lhe via, pois era algo dentro do jogo do púdico e impúdico.
Tamém se lhe chamava viso.
Visa-se-che o viso!
 
A mesma coisa na minha terra. Por la' a gente dizia "Fulana esta' vendendo azeite"... Era o codigo para se debochar da menina que tinha a combinacao aparecendo. ricardo
 
Em criança, vesti as combinações e os saiotes da avó como se fossem vestidos de noite. Achava-as lindas!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!