segunda-feira, março 15, 2010

Cura de Aranha ou Bicho

Entre as muitas curas de que as pessoas se socorriam para resolver os seus males existia a Cura de Aranha ou Bicho. Como no caso das outras, esta reza tem de ser repetida nove vezes, e deve ser feita sobre a pessoa que sofre do mal. Tem, no entanto, uma particularidade: durante a reza, a curandeira deve segurar num galho de pessegueiro de pêssegos (e não pessegueiro de cheiro), que vai cortando, enquanto recita os antigos dizeres.
As pessoas recorriam à cura de aranha, quando lhes surgiam erupções cutâneas de que não sabiam a origem, havendo a possibilidade de se tratar de mordidas de aranha ou de outro bicho.

"Nas horas de Deus e da Virgem Maria eu te curo de aranha, aranhão, safanhão, cancro ou de lapa, impinja carnal, impinja rabija e rabisca patarisca e toda a qualidade de bicho que tu és, eu te corto: os teus raios, as tuas veias, as tuas linhas, as tuas unhas, os teus dentes, os teus parentes, os teus netos, os teus bernetos, a tua cabeça, os teus pés, o teu bofe, o teu fígado, o teu coração e toda a tua geração e tu não cresças nem permaneças mais no teu corpo, (diz-se aqui o nome da pessoa que está a ser curada)."

Informador: José Isidro da Silva Nóbrega

Comments:
Balamento!
 
Talvez voce pudesse pesquisar e compor uma cronica sobre a "Herpes Zoster". E' aquela doenca que infecciona um nervo, normalmente em um lado da barriga e se expande ao longo da ramificacao nervosa. De forma que se ve uma mancha vermelha que cresce seguindo uma linha estreita em direcao ao centro do ventre. Doi como os diabos. Vem e vai sem que haja remedio. No Brasil rural ela e' chamada de "cobreiro" com uma serie de historias interessantes. Seria "cobreiro" pra' voces tambem?
ricardo chicago2paris@hotmail.com
 
Credo, que quase mete medo, a reza!

Sobre o comentário: não se dizia que a osga trazia o cobreiro? E, coitadita, ela não faz mal nenhum!
 
Eu tô com um um monte de carocinhos que coçam bastante e com o decorrer do tempo estão se espelhando pelo braço , são um bocado de carocinhos pequenos e vermelhos.alguem poderia me dizer o que é?
 
Olha acho até que pela descrição aí e cobreiro
 
A minha mãe sabe fazer e eu já vi funcionar!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!