sexta-feira, janeiro 01, 2010

dar os amãs

- "Ela não fez bem mas tu já 'tás lhe dando os amãs. Dás-lhe sempre os amãs." Não sei se a acusação tinha razão de ser. No caso em concreto, não posso avaliar se havia demasiada condescendência de um lado ou demasiada intolerância do outro.
Mas posso dizer que conheço bem a expressão "dar os amãs" e que sempre a associei à palavra "mão", como se ao defender alguém a pessoa estivesse a dar-lhe a mão. Sempre achei que havia esta relação mas talvez estivesse errada e a verdadeira relação seja com a palavra "amen", pois ao defender uma pessoa estamos afinal a concordar com ela ou com a sua atitude.
Qualquer uma destas possibilidades é especulação minha, gosto deste jogo de inventar uma história para cada palavra, todas as palavras têm a importância suficiente para merecerem a sua própria história, pensava e repensada e, porque não, colocada neste blog à vista ede toda a gente.

Comments:
Olá Lília
Feliz 2010 e continuação de muitos detalhes tão bem humorados quando passo por aqui.
João Soares, editor do blogue ambiental BioTerra
 
Olá Amiga!
Começo o ano a dar-te os meus "améns". Sempre foi assim que entendi a expressão e o seu significado.
Não dizem que "amén"significa "assim seja"? Pois quem dá amens a outro concorda com tudo.Acho que é iiso. Pelo menos assim entendia. Há já muito que não oiço.
Bom ano Lília.
 
Lília,
Na procura de alguma referência à prece "Tosca Marrosca", tantas vezes mencionada pelo meu pai,encontrei o seu interessante blog.Tem - me recordado muitas expressões,ouvidas na infância e adolescência. Gostaria de entrar em contacto consigo para troca de impressões.
Obrigada
beatriz
 
também sempre ouvi "améns"... e isto fez-melembrar uma anedota:

o pai leva o filho à sinagoga (é uma anedota judaica) pela primeira vez e à saída o miúdo pergunta:

-oh pai, amém quer dizer "enter"?
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!