quarta-feira, dezembro 23, 2009

o mija na erva

À volta da mesa ouviu-se um suspiro de alívio. Não houve "rapa" na bisca de seis graças ao terno. A carta com menos valor salvou o jogo e eu fiquei a saber qual o nome popularmente atribuído ao terno do naipe que calhou à mesa.
- "Se não fosse o mija na erva... apanhava-se rapa". O "mija na erva", sim senhor. Nunca tinha ouvido tal coisa mas também é verdade que só raramente jogo à bisca. Só em ocasiões festivas como naquele dia, em que há pessoas suficientes para uma bisca de seis, às vezes para revezar alguém ou simplesmente para completar o painel de jogadores.
Deduzo que "mija na erva" seja sinal de pobreza, de pouco valor. Daí o nome ser atribuído à carta que menos poder tem. Mas como não regra sem excepção, lá vem o dia em que o pobrezinho tem a sorte de pode mostrar que vale alguma coisa.
Vamos jogar uma bisca de seis durante a tarde do dia de Festa, isso é garantido, porque há tradições que têm de ser cumpridas Desta vez, posso me gabar de saber um pouco mais desse típico jogo de cartas. Sei que o terno é o "mija na erva".

Comments:
Em São Vicente, o tal "mija na erva" também é conhecido por "cambuta" ou então, pelo nome mais castiço de "Mestre Henrique", em homenagem a um velho artesão conhecido, entre outras qualidades, pela sua baixa estatura.
 
Madeira terra serena
o povo pobre é mijado
Jardim é quem mais ordena
e até mija... no prelado...
 
Desde Dezembro que tenho uma norinha madeirense.Ajudou-me o decifrar destas vossas expressões... Gosto de espreitar este Blog. Bom ano de 2o1o
Maria
 
OLá
Sempre invejei saber jogar às cartas.E um lado peco que tenho, este de não saber jogos de cartas...mas ainda vou a tempo.
Bj
 
Por aqui se diz que fulano ou sicrano é "um mija na escada" (um pobre). Que dura, esta expressão!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!