segunda-feira, novembro 30, 2009

o destino dos pedros

Desde pequena que ouço dizer isto: todos os pedros são malucos.
O nome Pedro, segundo a tradição popular, carrega esse destino de ser maluco, endiabrado, reguila, destravado, levantado, sei lá mais quantos adjectivos sinónimos poderia aqui usar.
Em que se baseia esta crença? O mais provável é que o responsável seja um Pedro que realmente existiu, não sei onde nem há quanto tempo. Que terá feito esse Pedro para que a sua fama chegasse até hoje sob a forma de uma crença popular?

Comments:
queridaLilia.
Tenho um filho a quem lhe dei o nome de Pedro. Numca pensei que a esse nome fossemos buscar um maluco. Maluco sou eu, pois fui eu que escolhi o seu nome. Chama-se Pedro Miguel. E porquê, serás capaz de perguntar. A razão foi a seguinte; Liguei muito á história de PORTUGAL e, quando dois irmãos se sucederam, D.Pedro e D. Miguel, lembrei-me do Absolutismo. Tanto assim foi que hoje não o considero um absolutista. É um ser simples, lutador, muito amigo dos pais, bom pai e bom marido, segundo minha nora. Á minha filha, dei-lhe o nome de Ana. A razão foi a seguinte:- Quando chegava á altura dos exames, no meu tempo , eles eram por ordem alfabética e, eu ficava enraivecido,visto ser letra J e de ter de esperar pelo meio do abecedário para chegar á minha vez. Daí dar a primeira letra A a minha filha. Ela nasceu primeiro e, logo ao filho fui dar-lhe a última letra P. Tenho plena consciência do que o meu pensamento estava a fazer.Hoje, nem um nem outro escolheria o mesmo nome para os filhos deles.No entanto tenho orgulho deles pois nem a Ana é maluca, nem o Pedro é das malasartes. São o meu maior tesouro. Eu creio queo nomede pedro em Portugal se deveu mais aos reis pedros que reinaram em Portugal. Foram os Pedros e os Joões.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!