domingo, outubro 11, 2009

Vai p'ró calhau

Perante uma provocação, o velhote, com mais de oitenta anos, reage: - "Vai p'ró calhau!"
Mas di-lo a sorrir e o jovem que o provocara também sorri e vê-se que são amigos. Dita neste contexto, a expressão perde o peso original, bastante negativo.
Há muito tempo que não ouvia a expressão "Vai para o calhau" e recuo no tempo. A minha avó chamava às pessoas de pouco valor "garotos do calhau". Ser do calhau era, sem dúvida, muito negativo. E mandar alguém para o calhau era o mesmo que dizer-lhe: não vales nada, vai para o lugar onde na verdade pertences.
O tempo parecia ter apagado estas memórias mas o velhote, com a sua expressão bem humorada, ajudou-me a recuperá-las. De repente vejo a minha avó de lenço enramado na cabeça, despejando para um poio a água com que lavara a pesada panela de ferro onde cozia o milho. E no meio desse trabalho doméstico, com a cabeça branca ligeiramente de lado, olhando para mim que não páro de a seguir, pede-me para nunca dizer palavrões: "quem diz palavrões são os garotos do calhau."

Comments:
Nao podia passar sem comentar este topico! A esta expressao, que mais lembra outra mais "malcriada" de hoje em dia, lembrei-me de uma expressao que o avo do meu noivo costumava dizer "Vai pro caneco de folha". Palavras sem sentido ditas sem pensar, mas com um objectivo claro.
 
Adorei esta história cheia de história!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!