sábado, agosto 29, 2009

promenecer

-"Deram-me esta flor, mas ela não promenece. Ela quer um lugar mais quentinho, isto aqui é frio."
A planta que não promenece é aquela que não se desenvolve. Mantém-se viva, mas não deita rebentos, não se enche de flores, fica para ali sem se adaptar ao lugar e sem obter o viço que dela se esperava. Por mais que a pessoa se esforce, nada parece resultar. A planta não promenece e pronto. Por vezes, a jardineira desespera, muda-lhe a terra, experimenta um local com mais sol, depois outro com mais sombra, às vezes poda-lhe pequenos ramos ou experimenta outros truques ensinados por vizinhas também amantes de flores. Nada. A flor não promenece.
Tentando encontrar uma palavra a partir da qual o povo pudesse ter construído esta, lembro-me de permanecer, mas o sentido é exactamente o oposto. Não sei.
Mas sei que os jardineiros não devem culpar-se destas flores que não promenecem, apesar de todos os cuidados. Nem tudo está destinado a crescer, nem tudo pode ser compreendido.

Comments:
Olá Lília!

Sempre atenta às expressões, cá registaste esta bem conhecida e usada «promenecer», sim senhora aplicada principalmente às plantas mas também a animais.
Força amiga, fixa todas as que puderes.
 
Promenecer não é oposto a permanecer. Até que poderia ser por aí. Mas to ponto de vista etimológico, é mesmo um mistério!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!