domingo, agosto 16, 2009

primos filhos de irmãos

No adro da igreja, no espaço à frente do bazar e mais à frente junto às barracas, multiplicam-se os encontros proporcionados pelo arraial da paróquia.
É altura de rever as pessoas mais idosas, que por dificuldades várias já só se deslocam à igreja no dia da Festa, com a ajuda de familiares. É altura de rever pessoas que já não vivem no sítio, mas que voltam no dia da Festa da padroeira, e gostam de ir no dia seguinte apreciar o tapete do Senhor. É, sobretudo, altura de rever os emigrantes da terra, alguns vindos da "América", outros da Venezuela, mais outros da Austrália, alguns da Inglaterra...
Foi por entre os inúmeros encontros proporcionados pela Festa deste ano, que ouvi o seguinte esclarecimento: "Sêmos primos filhos de irmãos". A explicação, dada a alguém mais jovem que tinha perguntado se as duas pessoas eram familiares, prosseguiu para um nível mais elevado de precisão, as mães eram irmãs.
Sempre ouvi esta expressão, mas ali, no meio do arraial, com vozes e música misturadas, e cores e cheiros de espetada, e flores já estragadas pelo chão, pois a procissão já acabara, descobri-lhe um encanto diferente e decidi inclui-la nesta recolha.

Comments:
Esta eu ouvia e quer me parecer que se dizia ou diz ainda ,quando os pais são irmãos e as mães também.
Nesta terra minúscula acontecia muitas vezes umas trocas. Dois irmãos casavam na mesma casa de modo que os filhos eram primos a dobrar.
E então diziam: são primos filhos de irmãos.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!