sexta-feira, agosto 28, 2009

a manta é linda, mas....

-"A manta é linda, mas..." Não falávamos de nenhuma manta, mas de algo que seria demasiado caro, inacessível aos nossos bolsos, já não sei se era uma casa ou uma grande viagem. A expressão foi utilizada por uma pessoa do centro do Caniço e, segundo me explicou, terá nascido nos tempos em que os adelos de Gaula percorriam a freguesia, vendendo mantas, lençóis, toalhas, tecidos, cobertores e tudo o mais para o arranjo da casa e sobretudo para o dote das raparigas.
Numa dessas passagem do adelo, enquanto se abriam colchas e mantas, e as raparigas largavam o bordado e se juntavam à volta desses objectos com cheiro a novo, olhando e cobiçando, alguém terá dito "A manta é linda, mas....", ficando subentendido o resto da frase "não tenho dinheiro para isso, é muito caro para o meu bolso." As expressões que o povo perpetua têm por vezes esta simplicidade desconcertante.

Comments:
Nunca ouvi. Mas a tradição dos adelos gauleses, essa conheci eu ainda. Lembro-me do sr. Mendonça, pessoa educada, que muito pano vendeu a minha mãe.Pelo meio ficavam as conversas agradáveis sobre as filhas casadas e abastadas emigradas na Rodésia Foram peças e peças.Colchas e cobertores picantes. Tudo bom e genuíno.Minha santa mãe vingou-se no dote da filha o que certamente terá desejado para si.Talvez por ser uma filha só,muitas mantas lindas puderam ser compradas...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!