quinta-feira, agosto 27, 2009

dar e levar palha

No tempo em que o namoro se limitava a um jogo de olhares à distância, era muito comum os rapazes "levarem palha".
Iam pedir as raparigas sem sequer terem falado com elas, que remédio. Normalmente eram recebidos pelo pai da moça que os mandava voltar uma semana depois para saberem qual a resposta. Nesse entretanto, o pai transmitia à filha que fulano ou sicrano a tinha ido pedir e no caso de ela aceitar, quando o rapaz ia buscar a resposta já ficava para a ceia em casa da rapariga com quem passava a "andar para casar". Mas quando a rapariga não aceitava, porque tinha outro na ideia e no coração ninguém manda, o rapaz tornava-se alvo de chacota de todo o sítio: tinha levado palha.
No mesmo dia já todos sabiam da rejeição e divertiam-se lembrando o sucedido até á exaustão. Lembro-me de ouvir contar que um certo rapaz, desolado, vinha ainda no caminho de regresso da casa da rapariga, quando começou a ouvir os outros rapazes em alta gritaria, anunciando ao mundo: "Puuu, Puuu, Leva Palha. Puuu, Puuu, Leva Palha."
Um outro rapaz, também recusado pela jovem que o seu coração elegera, foi brindado no dia seguinte de manhã, com um longo carreiro de palha, estendida ao longo de toda a vereda entre a sua casa e a casa da rapariga. Todo o sítio ficou de imediato a saber tanto do pedido como da recusa da jovem e esse passou logo ao assunto do momento, passando de boca em boca a uma velocidade vertiginosa, e com pomenores acrescentados porque quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto.
As raparigas mais bonitas e prendadas chegavam a ser pedidas por quase todos os rapazes do sítio, talvez à excepção daquele que de facto lhes interessava, porque a vida está repleta destes desencontros incompreensíveis. Tornavam-se especialistas em dar palha, enquanto esperavam e esperavam. Havia também as que davam palha por esquisitisse, colocavam defeitos em todos, ora isto ora aquilo, e por vezes acabavam por ficar sem nenhum, de pés amarelos o resto da vida.
Não sei a origem das expressões "dar palha" e "levar palha". Tratar-se-à de uma alusão aos burros, que comem palha? Sempre julguei ser esta a explicação, mas nunca a pude confirmar, é uma simples suposição minha.

Comments:
Que maldade!
A propósito do costume da palha quero deixar aqui a minha admiração e respeito(vénia) a todos os homens, (ainda conheci muitos tchhh)que corajosamente se dirigiam a uma casa ou rapariga sem antes terem sondado o assunto ou a pessoa e diziam abertamente que estavam interessados em casa,sim casar, de véu e grinalda aliança e papel passado!!! Ah grandes homens!As hipóteses não eram muitas,na maior parte dos casos.Mas eles lá avançavam destemidos.
Como os tempos (e as mulheres) mudaram! Agora mesmo com todos os sinais de sim eles ainda fazem cerimónia para efectivarem o caso.
Iam, noite fechada, para o caso de ouvirem um não e guardavam segredo,iam sós!
Contava a minha mãe que um nosso conterrâneo segredou a um irmão que nesse dia iria pedir uma
tal jovem em casamento, à noitinha.
O irmão, certamente mais velho e experimentado aconselhou-o a não ir antes da ceia porque ficava mal.O rapaz aceitou o conselho e lá se dirigiu depois da ceia.
Bateu à porta e quando esta se abriu, qual não foi o seu espanto ao entrever sentado lá dentro entre a noiva e sogros... o irmão!
Consta que olhou para dentro e disse:obrigado pelo conselho para depois da ceia!
O que fica por saber é como terá sido o relacionamento posterior desses dois irmãos concorrentes.
 
E "levar uma tampa" ou "dar uma tampa", não se diz por aí? "De pés amarelos" não conhecia! :-)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!