quarta-feira, julho 08, 2009

Uma bábeda

Tive de mandar calar várias vezes, de interromper risos, de cortar conversas. Uma excitação fora do normal dominava a aula e, reagindo a mais uma chamada de atenção da minha parte, eis que surge uma justificação: "Estamos a ser atacados por mosquitos."
A mim não me atacaram mas normalmente os mosquitos não me tocam, isso não quer dizer nada. Ouço a explicação com a minha habitual paciência e eis que uma das alunas acrescenta, reforçando a tese do ataque de mosquitos: "Já estou cheia de bábedas." Contribuiu assim para este blogue, pois ainda não me tinha lembrado de colocar aqui a palavra bábeda.
Esta é a forma popularmente usada para nos referirmos às erupções cutâneas normalmente resultantes das picadas de insectos, mosquitos ou outros. Desde que fique na pele uma marca avermelhada, de forma arredondada, com comichão ou dor, estamos perante uma bábeda.

Comments:
:)

Na minha terra chamam "bábula" a isso.
 
Também se dizia na região centro (Beiras) "Bábua" ou "Abábua" ou "Baba"; derivam provavelmente de "Pápula".
São bem conhecidas pelo povo rural por resultarem de diversas situações com que se confrontava: proximidade da "Processionária" insecto que infesta o pinhal e dá origem a larvas que se deslocam umas atrás das outras em "Procissão" e cujos pelos urticantes dão origem às ditas "Bábuas"; as urtigas também produzem o mesmo e das melgas (mosquitos)nem se fala!
Isto porque já acabaram (ou quase) as pulgas e os percevejos que eram outras tantas e generalizadas fontes deste irritante incómodo quer nos populares quer nas classes superiores.
Saudações
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!