sábado, julho 25, 2009

Remanxeando

- "Aquele hôme cá mesmo é assim." Fiquei atenta a ver o que viria a seguir e eis que surge um verbo interessante. "Podia-se ter caminhado de casa uma hora antes, mas ele foi remanxeando, foi remanxeando, ora isto, ora aquilo, e já caminhámos tarde."
Já tinha ouvido anteriormente o verbo "remanxear" utilizado num contexto semelhante: quando as pessoas demoram a sair de casa, porque têm sempre coisas para fazer exactamente naquela hora, se formos a ver nem se sabe bem o quê; andam para cá, andam para lá, lembram-se disto, lembram-se daquilo, já estão prontas, mas afinal não estão, é só mais isto e só mais aquilo e o tempo vai passando.
Para aqueles que têm o hábito de remanxear e para aqueles que esperam e desesperam, aqui fica mais esta pequena preciosidade da linguagem popular.

Comments:
Lília
É sempre com gosto que leio os seus escritos.
Desconhecia o termo mas leio o seguinte, no meu velhinho Dicionário Complementar da Língua Portuguesa:
"Remanchar" ...Tardar; retardar, demorar-se, ser pachorrento; ser ronceiro; andar devagar.
"Remancho" Indolência; pachorra; descanso de mandrião.
São termos algo antigos mas cheios de sabor que a Ilha da Madeira felizmente preserva e a Lília em boa hora relança.
Verdadeiros marcos da nossa evolução são testemunhos da força e perenidade da nossa Língua; obrigado por lembrá-los.
Minhas Saudações
 
Olá Lília!
Oh como eu me identifico como o tal hôme! Sim senhora eu vou remancheando remancheando até perder autocarros missas consultas até aviões.
Que queres' Sou assim desde que me entendo. A ponto de nas vésperas dos exames sonhar que os perdia por ter remancheado demais. Depois de estar na rua volto a dentro de casa inúmeras vezes...parece praga!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!