domingo, julho 19, 2009

espelhos uns dos outros

"- Somos espelhos uns dos outros." Esta é uma das expressões preferidas da minha mãe, repetida sempre que alguém aponta um defeito noutra pessoa, ou a repreende.
Em vez de dizer à pessoa que aponta o defeito, que padece do mesmo mal, e que devia olhar primeiro para si mesmo, a minha mãe afirma, simplesmente: "- Somos espelhos uns dos outros."
Não precisa de explicar nada, nem de alongar a conversa porque todos percebem o efeito do espelho e entendem o significado profundo da expressão. Vemos nos outros aquilo que por vezes não conseguimos ver em nós mesmos. E acabamos todos assumindo o papel de espelhos.
Os outros reflectem os nossos próprios defeitos, medos, desejos, anseios. No fundo aquilo que vemos nos outros é o reflexo de nós mesmos. Projectamos nos outros o que desejamos e por vezes fabricamos pessoas que não existem, vemos pessoas à nossa medida onde afinal estão pessoas bem diferentes. E os outros fazem o mesmo connosco. Recordo-me do provérbio "quem é ladrão julga que os outros são", lá está outra vez o espelho a funcionar.
Onde encontrar o nosso verdadeiro eu neste mundo pejado de espelhos e de imagens retorcidas, retocadas, inventadas, imaginadas? E como encontrar o outro?

Comments:
O quanto isso é verdade de facto . Quantas vezes saímos de casa mais aborrecidos e parece que nesse dia atraímos ainda mais aborrecimentos e chatices ,tudo quanto vemos tá mal e até o soprar do vento nos irrita . E se for preciso a mesma situação é nos indiferente no dia seguinte . Lá está o nosso reflexo nas coisas ...Ainda bem que acontece pouco... eheh
 
É verdade!
Uso agora mais esta expressão.
E ouço-a e medito.
Muitas vezes ao ver alguém de idade avançada com dificuldades múltiplas e sofrimentos infinitos penso "espelhos"...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!