terça-feira, junho 23, 2009

A sorte dos cardos


Não sei se ainda se fazem sortes na véspera de São João. Na minha adolescência, experimentei quase todas, afinal havia tempo e disponibilidade. Havia também um caminho desconhecido que apetecia tentar adivinhar e o santo tinha o poder de dar algumas pistas importantes. Uma delas era o nome da pessoa com quem se haveria de casar.
Certa vez, decidi fazer a sorte dos cardos. Durante o dia, procurei uma planta de cardos, que não era nada difícil de encontrar, algures entre poios e bardos, e apanhava três flores. À noitinha, por entre a algazarra dos rapazes e raparigas saltando à fogueira, velhos búzios tocando e o crepitar de louro verde ardendo, aproximei-me do fogo e queimei as pequenas pétalas de cor lilás dos três cardos. De seguida procurei um lugar para os plantar.
Os três cardos foram plantados ao lado uns dos outros, num lugar que só eu sabia e onde estes não corriam o risco de serem estragados. A cada um atribuí o nome de um rapaz, sendo que a um deles tive orbigatoriamente de atribuir o nome do santo, João. Os outros dois nomes, mandava a tradição, foram escolhidos entre possíveis pretendentes.
No dia seguinte, logo de manhã, lembro-me de correr até ao local onde estavam plantados os cardos. Espantosamente, havia um deles que tinha florescido durante a noite. Segundo a crença popular era esse o sinal que indicava o nome do futuro marido. Pequenas pétalas de cor lilás refilavam no cardo e eu fiquei fascinada com aquela espécie de milagre do santo e da Natureza.
Não casei com nenhum dos dois possíveis pretendentes. Saiu-me o nome do Santo.

Comments:
Ah! ah! ah! ah!
Saíu-te um João?! Pois então!
Devo ter feito algumas parecidas mas não todas porque era assustada.Ver a sombra num poço? Nunca, jamais! E se não visse?! Morria de medo...
A que mais gostava era dos 3 feijões.
Um com casca, outro com meia casca e outro sem ela.
Aquele que se agarrasse significava o tamanho da riqueza que se ia ter, pela casca.
Amores? Quero lá saber! Um bom pecúlio tb liberta endorfinas...
E não comete adúltério nem tem HIV!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!