quarta-feira, junho 24, 2009

Para sarar o imbigo dos bebés

Era no dia de São João, antes de o sol sair, que se resolvia antigamente o problema dos umbigos que não saravam. A essas hérnias no umbigo dos bebés, as pessoas chamavam "imbigo roto" e não hesitavam em pedir ajuda ao São João, seguindo um complexo ritual que garantiam dar resultado positivo.
Eram escolhidas duas crianças, um rapaz e uma rapariga, sendo que ele tinha obrigatoriamente de se chamar João e ela Maria. Durante a madrugada, dirigiam-se até um local onde não passasse ninguém e existissem vimieiros. Aí era escolhido um vime que se abria a meio, de cima abaixo, com o cuidado de deixar a ponta inteira e de mantê-lo na planta.
Após estes preparativos, Maria e João colocavam-se um de cada lado do vimieiro e iam passando o bebé de um para o outro por entre a abertura no vime. Enquanto o faziam tinham de repetir o seguinte: " - Que me dás, Maria?/ - Que me dás, João?/ - Um menino roto. / - Para me dares um são." Não me lembro de quantas vezes era necessário repetir estas palavras, mas julgo que eram três.
Terminado este ritual, as duas partes do vime eram cuidadosamente ligadas e enquanto se voltavam a unir, o umbigo da criança ia também sarando, até ficar perfeito.
A receita só resultava se tudo fosse feito durante a madrugada do dia de São João, num lugar onde não fosse habitual passar gente, e por duas crianças, um João e uma Maria.

Comments:
Guardei este blogue nos favoritos do computador, com muitos outros.Hoje andei a ver e voltei a gostar dele.
Parabéns. É muito engraçado e preserva a cultura popular.
Vou pô-lo nos favoritos de um dos meus.
 
Recordo-lhe que Aquilino Ribeiro, no seu Romance "Cinco Réis de Gente", terminado na Primavera de 1948, descreveu de modo sublime esta prática de sarar a quebradura do "Imbigo" infantil.
É sem dúvida um monumento que todos os Portugueses deviam ler, como de resto toda a Obra do Mestre.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!