sábado, abril 25, 2009

uma peça de roupa do avesso

Usar uma peça de roupa do avesso é um dos métodos que a sabedoria popular aconselha para evitar que nos dêem olhado.
Há pessoas mais treitas a olhado e inveja do que outras. Nesse caso, para além da peça de roupa usada do avesso, devem andar sempre com uma cruzinha de alecrim.
Uma terceira medida, já que nunca é demais prevenir, consiste em andar com o dedo polegar atravessado entre o indicador e o médio, com a mão em forma de soco.
Vou experimentar as três receitas juntas. Talvez o mau olhado explique algumas coisas sem explicação.

Comments:
Lília
Só recentemente descobri o seu trabalho. Aprecio muito o que escreve. Parabéns.
No texto presente, o gesto que refere chama-se "Figa" ou "Fazer Figas".
Sugiro uma vista de olhos por "Signum Salomonis, A Figa, A Barba em Portugal" de J.Leite de Vasconcelos, Colecção "Portugal de Perto" - Publicações Dom Quixote.
Colecciono,como amador, Expressões e Termos Populares Portugueses que não constam em dicionários; não podemos deixar que se perca este nosso riquíssimo Património.
Estou ancioso por ler todo o seu acervo o qual comentarei, quando achar oportuno, apenas para complemento do que eventualmente escreveu.
Meus cumprimentos
Manuel
 
Na minha zona (P. Sol) tambem diziam que usar um fitinha vermelha amarrada na roupa interior tambem afasta o mau olhado.
 
Olá Lília!
Gosto dos teus textos todos. Fico contente de preservares os ditos antigos que de outra maneira acabariam por desaparecer .
Quanto ao olhado, nunca em nossa casa se ligou a isso e eu não conhecia nenhum antídoto.
Mas uma vez tive um pretendente bonito e jovem. Logo a empregada da altura me recomendo"use as cuecas do avesso!" Caíu-me o queixo!Não sabia dessa.Não vesti! Gosto de desafiar as forças ocultas...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!