terça-feira, abril 21, 2009

relatar

Por entre o movimento, as vozes e as cores da Fernão de Ornelas, a minha atenção captou e isolou a palavra "relatar", utilizada numa conversa de duas mulheres paradas no passeio, perto da montra de uma sapataria.
A palavra "relatar" suscitou-me a curiosidade por ter sido usada ainda no sentido que lhe conheci em pequena, como sinónimo de bilhardar, criticar, falar da vida alheia.
Embora o hábito de "relatar na vida dos outros" continue bem arreigado, há muito tempo que não ouvia o verbo "relatar" com este sentido que lhe foi conferido pelo povo; pensava que já nem se usasse. Usa-se, afinal. Continuei o meu caminho mais contente do que vinha e com a sensação de ter ganho o dia. A riqueza das palavras - gosto tanto de palavras - constrói-se desta multiplicidade de sentidos.

Comments:
Pois é Lília, relatar de alguém é cortar-lhe na casaca. Quem nunca relatou, que atire a primeira pedra :)
É irónico verificar que apesar da pouca escolaridade de muitos dos nossos conterraneos mais idosos, empregam assertivamente as palavras. Relatar, é contar, explicar. Se bem que, neste contexto, seria uma forma, digamos, imparcial de o fazer, "com uma pontinha de maldade", além de que quem conta um conto acrescenta um ponto...
Até consigo imaginar os cochichos, o sorriso maldoso, o olhar desconfiado para ver se alguem se apercebe de que se está a relatar de alguém. pois, que há pessoas bem relaxadas :) que relatam sem razão, não há direito!
beijinho e bem haja, continue o excelente trabalho!
 
Relatar, no futebol, não é cortar na casaca!... mas às vezes também é!!!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!