segunda-feira, abril 20, 2009

ensinar o caminho ao diabo

"Andar de cú para trás" era uma brincadeira inevitável, entre as muitas brincadeiras das crianças que nada tinham para brincar. Tentavam a proeza no terreiro, nas eiras, nos caboucos e em qualquer outro local onde houvesse um chãozinho. Tentavam fazer um qualquer percurso na perfeição, sem esbarrar em nada, sem se desviar do trajecto, sem tropeçar, sem cair.
Mas logo um adulto as avisava: "Quem anda de cú para trás, ensina o caminho ao diabo." A ameaça parecia amedrontar os mais pequenos, embora ficassem confusos com essa coisa do diabo, e outra brincadeira vinha de imediato susbtituir a aventura de andar ao contrário.
Mas a memória é coisa de velhos e no dia seguinte as crianças já percorriam novamente o terreiro "de cú para trás".
Não tenho explicação para esta crença popular. Talvez a ameaça do antigo ditado fosse apenas uma forma de dissuadir os pequenos de um hábito que podia resultar em mais uma de inúmeras quedas, com joelhos e pernas esfolados e golpes na cabeça, que tinham de se curar sozinhos.

Comments:
Muitas vezes fazia isso, e sempre me diziam "quem anda de costas pa tras ensina o caminho ao diabo", tambem me lembro de algumas vezes ter tropecado e caido e ate de ter ficando com as "arcas" (costas) a me doer :D
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!