sexta-feira, março 06, 2009

para a lua não intender com os bebés

Antes de os bebés serem baptizados, ninguém se atrevia a deixar as roupinhas a secar durante a noite. Mesmo que estivesse bom tempo e a roupinha do bebé ainda não estivesse enxuta, antes de anoitecer era cuidadosamente retirada do estendal e guardada dentro de casa. No dia seguinte, de manhã, voltavam a estendê-la ao sol.
Todo este cuidado era necessário para evitar que a lua intendesse com os bebés. Se não se tivesse em atenção este procedimento antigo, a lua passaria a dominar, a exercer influência sobre a criança, o que não era nada bom.
Disseram-me isto quando lavei as primeiras roupinhas da minha bebé, muito antes de ela ter nascido. Pelo sim, pelo não, cumpri a superstição à risca.

Comments:
que interessante! não conhecia essa tradição...

beij
 
Pobre criança! Poderia colher os benefícios que a lua concede aos que usam roupa exposta a ela!

Ai se os árabes descobrem a verdade sobre o sol! Este é essencial à vida, produz efeitos milagrosos sobre a mente e o corpo das pessoas moderadamente expostas a ele!

Acabariam as burkas e todos os preconceitos idiotas!
 
Olá Lília! Desculpe meter-me assim de qualquer maneira no seu blog. Acontece que dou aulas de música em jardins de infância e, na passada semana, quando estava a trabalhar uma canção chamada "O Xaramba", um dos meninos perguntou-me o que era um xaramba? Eu tinha uma ideia (é uma dança?), mas pelo sim pelo não, resolvi pesquisar na net. Eis que dou de caras com o seu blog e pelo que eu vi, acho que é a pessoa indicada para me elucidar. Quem melhor do que uma pessoa da terra! Este termo poderá ter mais do que uma aplicação? Ficaria muito grato por uma resposta sua!
 
O Xaramba não é uma dança, é uma cantiga ao desafio, um despique.
 
Só há pouco tempo é que ouvi falar desta crença.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!