domingo, março 29, 2009

O velho e a velha

- "Viste o meu Velho?"
A minha avó levantava os olhos do bordado ou do lar que tentava acender com gravetos e faúlhas e enquanto eu encolhia os ombros, dizia: "Não sei onde anda o meu Velho."
Às vezes era o meu avô que me pedia: "- Diz à minha Velha que eu vou caminhar."
Os meus outros avós , que viviam mais longe, também se tratavam assim. Diziam Velho e Velha, em vez de dizerem marido e mulher. E esse nome soava bonito...era lindo ouvi-los tratarem-se assim.
Eu ficava fascinada. E ainda mais fascinada fiquei quando soube que eles também se tratavam assim quando eram jovens. Os meus avós eram do tempo em que as pessoas passavam de noivos a velhos quando casavam. No tempo dos meus avós havia apenas três estágios num relacionamento: quando se olhavam, quando se tornavam noivos e quando passavam a velhos.
Era talvez aquela forma de se tratarem - Velho e Velha - que eternizava as relações, mais do que os papeis e as cerimónias religiosas.
Foi assim, graças à doçura da forma como se tratavam os meus avós, que eu cresci querendo ser Velha.

Comments:
Olá lília!
E ainda não és velha!... Mas lá chegarás!
É ternurento, mas olha que nunca me apeteceu. É pesado. Para o que lhe haviam de dar... tratarem-se por velhos...Não quero ,não quero, não quero.
 
Velhote é mais carinhoso!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!