segunda-feira, março 02, 2009

lenços são apartamentos

No tempo em que se ofereciam lenços da mão, ninguém o fazia sem antes dar um nó numa das pontas do lenço. Os lenços eram bordados numa das pontas, havia desenhos lindos e muito complexos, desenhos que demoravam dias a bordar. O nó era dado numa das outras ponta, de forma que ficava escondido quando se apresentava o lenço dobrado, notando-se apenas uma pequena saliência na superfície do tecido de cambraia.
O nó no lenço era uma forma de evitar o que está determinado na seguinte superstição: "lenços são apartamentos". O lenço estava associado às partidas, em que muitas pessoas acenavam com lenços brancos em sinal de despedida. Estava também associado às lágrimas derramadas depois, nos momentos de saudade. Por isso esta associação lógica entre "lenços" e "apartamentos".
Mas nesse tempo em que se ofereciam lenços da mão bordados na ponta, havia sempre uma pequena solução para tudo. E neste caso, a solução era um nó dado numa ponta do elnço pelo pessoa que o oferecia. Soluções simples. Para grandes males. Para pequenos males. Soluções simples. Que se por vezes não resultavam era apenas porque "não há regra sem excepção" ou, mais simples ainda, porque era a vontade de Deus. Fazia-nos bem voltar a essa simplicidade ancestral em que havia uma solução para tudo. Fazia-nos bem acreditar que um simples nó na ponta de um lenço podia evitar um "apartamento".

Comments:
Na minha terra (Beira Interior), oferecer um lenço é oferecer lágrimas. Então, para contornar isso, quem recebia o presente tinha de dar em troca uma moeda, nem que fosse de 1 centavo. Assim «comprava» o lenço e já não havia lágrimas!
 
Olá Lilia
Ontem qd fui tomar café, lembrei-me de si, embora nao a conheça pessoalmente. Isto a propósito da neve e do frio que se tem feito sentir. Uma das pessoas, dizia que tinha dormido com meias, ao que a interlocutora, repontou:
-Com meias, eu nunca dormia...nao sabes que isso chama a morte?
Eu tb fiquei admirada pq nunca tinha ouvido tal coisa...como sei que gostas deste tipo de superstições e falares do nosso povo, lembrei-me de si. Conhecia esta ?
Um abraço e parabéns pelo blog
Gs
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!