domingo, março 01, 2009

encontrar uma aguelheta

"Quem encontra uma aguelheta no caminho, tem a vida atravessada".
Há anos que não vejo uma aguelheta. Será que alguém ainda utiliza aguelhetas para prender o cabelo?
Lembro-me tão bem de a minha mãe prender o cabelo com aguelhetas, todos os dias de manhã. Colocava-as no parapeito da janela, enquanto fazia uma longa trança, e depois transformava a trança num carrapito, que ia tomando forma graças às aguelhetas, que ela, cuidadosamente, ia retirando do parapeito com a mão direita, enquanto segurava com a esquerda o carrapito meio feito, meio por fazer. Enfiava-as com cuidado, uma parte na trança enrolada, outra junto à cabeça, e apertava bem, para que o penteado não se desfizesse.
Às vezes, as aguelhetes sumiam-se, que atentação! Apareciam mais tarde, atrás das cadeiras, debaixo do vestuário, vinham à frente da vassoura quando se varria a casa e era preciso resgatá-las do meio do pó e dos restos de lãs da tela.
Nesse tempo, não era difícil que alguém encontrasse uma aguelheta perdia no caminho e ficasse "com a vida atravessada". Agora é praticamente impossível encontrar aguelhetas. Mas há outras formas de a vida se nos atravessar, e de constantemente nos surpreender.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!