domingo, fevereiro 01, 2009

Uma tesoura debaixo do travesseiro

Enquanto uma criança não era baptizada, era costume as pessoas colocarem uma tesoura aberta debaixo do travesseiro da criança para afastar o mal. Em alternativa à tesoura, algumas pessoas costumavam colocar um terço.
Eu não cheguei a ter nenhuma desses objectos debaixo da almofada porque os meus pais seguiram outra tradição da época e baptizaram-se logo, no regresso do hospital. Antes de ir para casa, fizeram um desvio até à igreja e baptizaram-me.
E foi nesse percurso entre o Hospital Velho e a Igreja do Caniço que o meu nome foi escolhido, tendo vencido a preferência da minha avó e madrinha, que Deus a tenha.

Comments:
Seria uma forma de obrigar a que o baptismo fosse feito nos primeiros 3, 5 meses? É que a partir de certa idade não era a alma da criança que corria perigo mas o seu corpo com uma tesoura à mão!
 
Ora, ora, uma boa escolha...
Sabes que a minha mãe queria que eu me chamasse Lília? Mas a minha avó paterna disse que as pessoas iam pronunciar mal e me iam chamar "lhilha" que era a alcunha de um homem do sítio . E pronto ,perdeste uma homónima.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!