terça-feira, fevereiro 17, 2009

uma tesoura aberta

- "Será que está alguma tesoura aberta?" - pensavam os donos da casa. A visita -uma mulher - estava a demorar-se demasiado e nem a receita da vassoura atrás da porta resultava. Parecia estar prestes a ir-se embora mas não o fazia. Algo parecia impedi-la de deixar a casa, somo se uma qualquer força superior a não deixasse avançar.
Dizia-se antigamente que isto acontecia se a mulher em causa fosse feiticeira. Enquanto houvesse em casa uma tesoura aberta ela não conseguiria dar por terminada a visita e ia ficando, ficando, sem justificação.
A solução para que os donos da casa se vissem livres da visita, era mesmo ir confirmar se alguma tesoura estaria aberta e fechá-la. Viam-se enfim na hora da despedida e confirmavam a suspeita de que a dita senhora era uma das muitas feiticeiras do sítio. Qualquer mulher um pouco mais estranha ficava com fama de feiticeira e era difícil livrar-se da suspeita, ainda mais se esta fosse comprovada com pequenas evidência, como a tesoura aberta, às vezes de propósito para obter a sentença final.
Hoje em dia já não existem feiticeiras e esta superstição da tesoura aberta caiu no esquecimento.
O que continua actual é a fama que qualquer pessoa pode ganhar graças a algum facto menor, normalmente insignificante, e da qual se torna quase impossível livrar-se.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!