terça-feira, janeiro 20, 2009

semear salsa e plantar alecrim

Há duas superstições interessantes que relacionam a plantação destas duas espécies com a morte.
Sempre ouvi dizer que "quem semeia salsa fica viúvo". A tradição popular acrescenta o pormenor de a pessoa semear salsa e esta nascer. Se a salsa não vingar, então não há problema. Então como é que quase toda a gente tem salsa em casa, nas zonas rurais? É muito simples: a primeira vez é um pé que é plantado (não semeado) e depois é ir deixando a Natureza seguir o seu curso. As sementes caem ao chão e nesse mesmo local a planta vai se multiplicando. E pronto, ninguém fica viúvo.
No caso do alecrim, diz o povo que " quando uma pessoa planta alecrim e ele pega, essa pessoa morre. Então como é que há tantas pessoas que tem alecrim à porta? Normalmente são as "lampas" utilizadas nos Santos Populares que acabam por pegar e nesse caso, como não era essa realmente a intenção, então a pessoa já não morre, que alívio. Durante o São João e o São Pedro é costume enfeitar as casas com louro, murta e alecrim, plantas consideradas "bentas" ou "lampas", como se diz na minha região. Muitas vezes os galhos são metidos nos vasos de plantas que costumam ficar junto às casas.

Comments:
Olá, eu queria plantar salsa e coentros, já tenho tudo, mas não sei a melhor altura para o fazer, ouvi falar em quarto minguante, será a altura recomendada?
Obrigado
Miguel
 
Em vez de plantar semeie em qualquer altura do ano
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!