sábado, janeiro 10, 2009

Requerimentos e despachos

Nestes primeiros dias de Janeiro, o povo andava sempre muito atento ao estado do tempo. Todos os dias as pessoas olhavam para o céu e para o mar com redobrada curiosidade e às vezes ficavam contentes, às vezes ficavam preocupadas. O assunto era de tal maneira importante que todos os pormenores eram comentados entre familiares, conhecidos e vizinhos.
Segundo a tradição, é possível nestes primeiros dias do ano, a partir destas simples observações empíricas , fazer algo espantoso, algo que nem a mais evoluida estação meteorológica consegue fazer. Nos primeiros dias de Janeiro, diz a experiência popular, consegue-se prever o estado do tempo para todos os meses do ano.
Nos primeiros 12 dias do ano, é altura dos "requerimentos", uma dia para cada mês, seguindo a respectiva ordem do calendário. Nos 12 dias seguintes, começam a sair os "despachos". O tempo que faz nos primeiros doze dias, é aquilo que cada mês está a pedir, mas o veredicto só se fica a saber com os despachos. Esses é que contam, tal como nos tribunais.
Este sábado, dia 10, é o requerimento do mês de Outubro, mas o despacho só se ficará a saber no dia 22 de Janeiro. De modo que o podo andava o mês todo com extrema atenção ao tempo. Cada ameaça de chuvisco merecia um comentário; um vento fora do normal também, um dia excepcionalmente quente dava que falar e etecetera e tal.
Do estado do tempo dependeria em grande medida o sucesso das cultura e quase todos viviam da terra. Por isso serão poucos os que hoje ainda se lembram disto e dão redobrada atenção atenção ao tempo durante este primeiro mês do ano. Infelizmente.

Comments:
Confesso nunca ter ouvido tal coisa.
É interessante e curioso. Lá está, a sabedoria popular é muito mais antiga que qualquer domínio da escolaridade e certamente deveríamos dar-lhe muito mais atenção do que estamos a dar.
É uma pena as tradições darem lugar à globalização, mas deverá ser esse o rumo mais certo para os anos que virão.
 
Nestas alturas de frio há quem seja «despachado» para o Além!...

Mas lá temos, para obviar a tal coisa, o Senhor do Bom Despacho!
 
A minha mãe sempre disse que os primeiros doze dias de Janeiro eram para "imitir" o tempo que iria fazer nos doze meses do ano e os seguinte doze para o desmentir.
 
Esta ainda nao tinha ouvido, mas sei que na minha zona, ninguem consegue "adivinhar" o tempo como o meu pai.... basta ele olhar ao fim da tarde para o ceu e dizer o vento vai soprar daquele lado, o dia vai dar assim ou assado (como se costuma dizer)hihihi, e varias pessoas me dizem, ele e um homem que conhece o tempo, trabalhou muitos anos no calhau :)
 
Esta dos doze primeiros dias já conhecia mas não a questão dos requerimentos e despachos! Gostava de ler mais sobre isto! Tem informação?
Obrigada
Ana Caldeira
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!