quarta-feira, janeiro 28, 2009

Cura de Ar

"Ar mau, ar frio, vai te embora daqui que isto aqui não é o teu lugar, que este corpo é muito pobre, não te pode sustentar. Vai para o mar, vai para a serra, que lá tem louro verde que contigo há-de ficar. Sou eu que te curo e Deus te sare, em louvor de Deus e da Virgem Maria e das três pessoas da Santíssima Trindade."
Anotei, junto desta reza, que a cura de ar é feita utilizando uma faca e um galho de louro. Não anotei mais pormenores, talvez porque na altura fossem óbvios e achasse desnecessário. Agora não me lembro muito bem mas acho que enquanto dizia a "cura de ar", a pessoa ia cortando com a faca o galho de louro. Na verdade, não sei se apenas fingia que o cortava ou se lhe ia dando mesmo pequenos golpes. Também não me lembro se a cura tinha de ser feita na presença da pessoa ou não.
Resta-me perguntar se alguém sabe de mais pormenores sobre a "Cura de ar". E aprender. Que a memória também se cansa e mais vale anotar os pormenores todos quando queremos fazer isto que eu quero: guardar e transmitir antigos ensinamentos populares.

Comments:
Minha cara Lília:

Esta tarefa hercúlea merece uma condecoração!

Isto é construír História! É preservar a memória! Este blogue é um extraordinário preservativo!!!
De usos, costumes, tradições, ditos populares...
 
Olá! Adoro o teu blog! Quanto a esta cura, chama-se Ar Encanado. Assisti a muitas destas rezas.
Parabéns!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!