sábado, dezembro 27, 2008

azougue

O quê? Achei espantoso mas era verdade. Uma colega minha nunca tinha ouvido a palavra azougue até ela nos ter surgido numa conversa.
Azougue é a nossa palavra tradicional para íman. Foi essa palavra que aprendi em criança para identificar um pequeno objecto que já existia em casa quando eu nasci e que tinha a função de atrair o metal.
O azougue fascinava as mais pequenos. Brincávamos com ele a apanhar pequenos pregos, enfim tudo o que ele conseguisse atrair.
A palavra azougue usa-se também em sentido figurado, quando algo ou alguém tem o poder de exercer uma grande atracção. "Parece que tem azougue" e não são precisas mais explicações, está tudo dito e percebid0.

Comments:
Quando penso que ja não existem mais palavras nem expressoes perdidas nas memórias da minha infância, eis que a Lília me surpreende e provoca outro sorriso genuinamente nostálgico ...
O que eu me fascinava com os azougues, quando era buziquinha :)
Bem-haja! Continue o seu excelente trabalho! beijinho desta sua admiradora Elisa
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!