terça-feira, novembro 04, 2008

Um banano!

"- É um banano!"
Estávamos numa loja de móveis, à procura de uma arca de madeira para substituir a "mala do dote" da minha mãe, cujo fundo se arrombou depois de 50 anos de uso.
Mostraram-nos uma e o meu pai exclamou: - "É um banano!"
Há bastante tempo que não ouvia esta expressão tão madeirense, utilizada como sinónimo de grande e aproveito para a partilhar com os leitores naquele que é o texto número 500 publicado neste blog.
O "Rabo do gato" já tem quinhentos posts. É caso para dizer: "está um banano!"
É altura também de voltar a agradecer todas as visitas e todos os comentários. Sem vós, leitores, este blog não seria nada.

Comments:
MUITOS PARABÉNS! Há muito tempo que acompanho este blog e tenho aprendido imenso sobre o "falar madeirense" ( algumas das expressões desconhecia completamente). Na minha geração é cada vez mais raro ouvir esse "falar" tão típico. Este blog é uma maneira de não deixar cair no esquecimento aquelas palavras, aquelas expressões e costumes que fazem a cultura do nosso povo;) Obrigado por relembrar aos mais velhos e dar a conhecer aos mais novos este precioso tesouro!
 
Olá Lília! Descobri por acaso o teu blog e... dado o teu conhecimento de dizeres e tradições atrevo-me a perguntar. Uma vez disseram-me para não bordar pássaros, nem em quadros nem em tapetes de arraiolos. Sabes dizer-me porquê? O meu mail é ricasprendas@sapo.pt
 
Parabéns pelo 500º post! É sempre com muito prazer que visito este blog. SEmpre bem redigido e com muitas expressões quase caídas em desuso. É sempre um relembrar de factos passados , de acontecimentos quase esquecidos que nos traz á memória belas e lindas recordações. Certas vezes volto á meninice na casa paterna , ás tardes de verão ond etudo é puro divertimento e alegria. Bem hajas por nos proporcionar estes sentimentos. Um abraço e que continues ...
 
Parabéns pelo 500º post!

Já agora, «banano» na minha terra, significa: «chapada», bofetada, tabefe!
 
Parabéns, Lília!
Atingir o 500.º post é obra. Venham pelo menos, mais 500!!!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!