terça-feira, outubro 14, 2008

Minha avó do Pico Ló

Minha avó do Pico Ló
Fez um bolo e comeu só
Não deu nada ao seu netinho
Bem gulosa é minha avó

Repetíamos esta lengalenga mas ela nunca deixava de nos parecer estranha. Como era possível uma qualquer avó fazer um bolo e nada dar ao seu netinho? Esta lengalenga, aprendida e repetida vezes sem fim na infância, era a antítese das avós que tínhamos e de todas as outras que conhecíamos.
As avós dão tudo aos netinhos, preferem ficar sem nada para elas. As avós fazem bolos de propósito se os netinhos gostarem de bolo. Fazem bolos e deixam-nos numa prateleira da cozinha para que o seu cheiro atraia os netos e depois ficam à espera da visita como quem espera por uma festa.
Lembro-me da lengalenga da avó do Pico Ló e vou me ocupando com estes pensamentos, enquanto a avó mais bonita do mundo me mostra o bolo doce feito à noite, na hora das novelas, prevendo que os netos talvez aparecessem no outro dia. A minha mãe faz bolos de propósito para os netos e, tantos anos depois, a lengalenga da Avó do Pico Ló continua a parecer-me absurda.

Comments:
Não conhecia a lengalenga mas... às vezes, para rimar... faz-se tudo, até disparates!
 
hehehe
eu chamava à minha "avó do piquilhó"!
mas a lenga-lenga ía só até "fez o bolo e comeu só"...
não sei pq não me chegou a versão completa! :)
a minha avó fazia bolo todas as semanas, aos sábados. chamávamos-lhe o "bolo da meia-noite" porque ela só o terminava depois desta hora.
tenho muitas saudades da minha avó do piquilhó"! obrigada pela recordação :)
 
Fez-me lembrar outra lenga lenga:
Plitó, politó, politó
O menino é da avó
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!