segunda-feira, setembro 08, 2008

Quem se senta numa pedra

Em plena serra, à sombra dos pinheiros, durante o piquenique com que este ano festejámos os meus anos, a minha tia viu alguém comodamente sentado em cima de uma pedra e lembrou-se deste ditado antigo, que eu nunca tinha ouvido.
- "Quem se senta numa pedra, arrenega".
- "O quê?"
- "Quem se senta numa pedra, arrenega" - repete, em tom de aviso.
- "E o que é arrenegar"?
- "Arrenegar é perder a paciência."
- "Se eu só perdesse a paciência quando me sento numa pedra, era bem bom, acredite que era" - ouço responderem-lhe por entre gargalhadas.
Chegada a casa, a curiosidade leva-me ao dicionário e lá está o verbo arrenegar (ou renegar) , com o sentido de irritar-se, detestar, amaldiçoar, balsfemar contra...
Ninguém me conseguiu explicar a relação entre a pedra e o arrenegar. Haverá alguma justificação, para além da rima? Talvez já tenha havido, no tempo em que era hábito as pessoas se sentarem em pedras, talvez. As ocasiões hoje são poucas e se não fosse o piquenique dos meus anos, provavelmente eu nunca teria registado este provérbio, guardado na memória da minha tia, apesar dos seus quarenta e muitos anos de emigrante.

Comments:
Arrenega, também significa: "Folga", "Descanço", o que se compreende no caso apresentado, pois uma pedra jeitosa para assento oferece a estabilidade que permite o descanço.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!