sexta-feira, setembro 26, 2008

O cambado da romaria

Por entre a euforia do reencontro com os colegas, dos professores novos, das disciplinas desconhecidas, e dos horários ainda em mudança, eis que surgem relatos sobre um miúdo, novo na turma, que faz todos rirem à gargalhada e ao fim do primeiro dia de aulas já tinha sido responsável por duas queixas apresentadas por professores ao director de turma.
"Ele não faz por mal, percebes?" Mas tudo o que diz ou faz tem piada, ninguém consegue evitar rir-se. "Se visses como ele respondeu ao inquérito, a turma riu bués!"
Sorrio e alimento a conversa, fazendo perguntas e ouvindo atentamente os promenores sobre o novo palhaço da turma. - "Não há romaria sem cambado. Não sabias?"
"- Romaria sem cambado? Não percebi, mãe." E eu explico, adaptando o velho provérbio aos tempos modernos e à situação concreta. "Não há turma sem palhaço". Percebes?
Ela diz que sim mas de imediato passa à narração de outros assuntos, por entre a euforia natural do início de ano lectivo. A minha alusão parece ter passado despercebida, no instante seguinte já falávamos de algo totalmente diferente. Mas eu sei que para alguma coisa hão-de servir as palavras, as expressões, e os ensinamentos que a minha memória conseguiu guardar até hoje.

Comments:
Este é cada vez mais um país de «cambados»! Alguns até têm certo nível!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!