sexta-feira, setembro 12, 2008

Mantigueira

- "Ela é muito mantigueira!"
Não era uma crítica, mas apenas uma constatação que me fez retroceder no tempo. Quase já me tinha esquecido desse termo, que antigamente tanto se usava.
Uma pessoa mantigueira é alguém que faz tudo por tudo para agradar aos seus interlocutores. E esse desejo de agradar nota-se em tudo, desde os elogios exagerados ao tom de voz.
Há quem use a expressão "dar graxa". No meu sítio sempre ouvi dizerem "dar manteiga" e é daí que vem o adjectivo "mantigueira". Uma pessoa mantigueira não é necessariamente má pessoa, apenas tem esse feitio (um pouco irritante cá para nós).
Recordando, fico a pensar. Porque será que quase já não existem pessoas "mantigueiras?" Talvez porque hoje o que existem são pessoas hipócritas.
É uma tristeza quando as coisas e as pessoas - sobretudo as pessoas - evoluem para pior.

Comments:
Ser mantigueira e dar graxa são sinónimos interessantes.

A talhe de foice cito uma expressão do escritor Desmond Morris, autor do «Macao nu» em que descreve a «conversa catadora» (por analogia com os afectos entre macacos que redunda em catarem-se mutuamente), que tem algo de semelhante... É a conversa da graxa entre duas pessoas que se lisonjeiam mutuamente.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!