domingo, setembro 14, 2008

Deitar cuspo na mão

"- Vai-se ao Caniço ao Arraial do Livramento ou ao Santo da Serra à Festa da Sidra?"
Perante a indecisão, eis que a expressão popular surge naturalmente.
"- Vai ser melhor vocês deitarem cuspo na mão."
A expressão "deitar cuspo na mão" usa-se quando existe uma situação de indecisão perante duas alternativas diferentes. É uma espécie de "Cara ou Coroa", numa versão mais popular e que não sei se é utilizada noutros locais ou apenas no meu sítio.
"Quando se era pequenos, era assim que se escolhia o caminho quando se ia buscar o pão". A certa altura, o caminho dividia-se em dois: podiam continuar pelo caminho passando por detrás da Venda do China, ou podiam subir as passadas do Cassapo. Era aí que as crianças paravam e utilizavam o método do cuspo para escolher o percurso.
Cuspiam para a palma da mão esquerda e depois batiam nela com a mão direita colocada de lado, na vertical. O cuspo voava para um dos lados, ou para a direita ou para a esquerda, e estava assim escolhido o caminho a tomar.
Felizmente, dessa prática antiga só sobreviveu a expressão, que passou a ser usada de uma forma geral para todas as situações que exigem uma escolha. Lembro-me de, certa vez, ter ouvido dizerem a uma rapariga que chorava o fim de um namoro, procurando animá-la: - "Ah pequena não te importes que 'inda te vai parecer mais rapazes e melhores qu'esse. 'Inda vais ter que deitar cuspo na mão."

Comments:
muito bom.. desconhecia completamente..

descobri este blogue por acaso, mas não cuspi na minha mão :)

Vou voltar mais vezes :)
 
Esta é impagável!
Fazes-me inveja de não ser das Eiras. Que piada ! Nunca tinha ouvido. Dar ao cuspo a última palavra na decisão. Olha, acabo de experimentar e sabes para que lado foi? Acertou-me na testa!
Ainda existe a venda do china e as passadas do cassapo?
Daqui, soam-me a lugares idílicos...
miss
 
Esqueci-me de enviar o meu endereço

jbarcelinhos@gmail.com

Cumprimentos.

João Barcelos
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!