sexta-feira, junho 27, 2008

Ver a sombra na água

De todas as tradições da noite de São João, esta sempre foi a que mais impressionou. Antes de o sol sair, as pessoas debruçavam-se junto a uma superfície com água, um poço ou mesmo uma banheira, e confirmavam se a sua sombra aparecia reflectida. Se a sombra se reflectisse na água, voltavam a casa felizes e contentes, com a certeza de que viveriam mais um ano. Se a sombra teimasse em não aparecer, era sinal de que a morte lhes estava destinada nesse ano e não chegariam vivos à próxima noite de São João.
Lembro-me de a senhora Maria José me ter contado o caso de uma mulher, que já não me lembro se era sua familiar ou apenas vizinha ou conhecida, para demonstrar que esta tradicional forma de adivinhação não falhava. Na noite de São João, antes de o sol sair, a mulher terá ido até à beira do poço mas não viu a sua sombra. Terá então pegado numa criança ao colo. Olhou novamente para a água e viu apenas a sombra da criança, não conseguia ver a sua própria sombra. Dizem que morreu nesse ano, talvez do desgosto, digo eu porque os desgostos também matam.
Eu gosto de cumprir tradições e ainda este ano voltei a participar numa improvisada fogueira ao São João, desta vez sem o crepitar da folhagem de loureiro verde, e sem faúlha recolhida de propósito para a ocasião, apenas um monte de folhagem para fazer a vez, sempre era melhor do que nada.
Esta tradição de ver a sombra na água, porém, permanece incompreensível para mim e jamais a cumpriria. Qual a vantagem de uma pessoa saber a data da sua própria morte? E o que é que o São João tem a ver com isso, coitado? Mas é uma tradição nossa, um costume popular de que os mais velhos se recordam e que talvez alguns ainda cumpram, quem sabe. Todas as formas de cultura e saber popular merecem um cantinho neste meu trabalho de recolher saberes e memórias.

Comments:
Que coisa bonita! Um abraço caloroso aqui do outro lado do pequeno lago.

(Brasil)
 
Nunca soube se alguém nunca viu a sua imagem, é a primeira vez que leio algo...

Lembro-me de quando tinha 10 ou 9 anos a minha avó costumava fazer...
 
Também me lembro das pessoas verem a sua imagem numa bacia com água. Mas não conheci ninguém que não a tivesse visto. Já me tinha esquecido desta tradição...
 
Será que Narciso era madeirense?!
 
Eu lembro-me perfeitamente desta tradicao e ainda de mais outras. Na noite de S. Joao as raparigas escreviam o nome dos rapazes que gostavam num papelito e dobravam depois metiam num banheira com agua e deixavam ao relento e na manha seguinte iam ver o papelito que estava aberto com o nome do rapaz que iria ser o seu namorado ou tambem partir um ovo e deitar numa tijela e deixar ao relento, no outro dia a imagem que aparecesse no ovo, era o que ia acontecer a pessoa.
A minha mae disse-me que fez a tradicao do ovo e no outro dia viu uma pequena imagem de um barco, e nao e que ela quando era jovem foi para a Argentina de barco (porque naquela altura nao havia dinheiro para ir de aviao, era mais barato de barco), fico ca a pensar se realmente estas tradicoes sao verdade?!
 
eu sou testemunha que essa lenda é verdadeira,aconteceu na minha familia com 3 pessoas, depois da minha avó nunca mais eu fui olhar a minha sombra
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!