terça-feira, maio 27, 2008

Jogo das prendas

O jogo das prendas não era só um jogo. Era também o cumprir de rituais, que tornavam o jogo tão demorado ao ponto de o transformar numa espécie de momento sagrado, pairando dentro do tempo.
Primeiro, cada jogador escolhia três prendas. Bastava olhar à volta e procurar um pouco para colher três pétalas de uma mesma flor, ou três flores se fossem pequeninas, três pequenas folhas, três pequenos paus, três bagas, três pequenas cascas de pinheito, três pedras pequeninas, por exemplo, eram tantas as possibilidades já que crescíamos no meio da Natureza.
Depois, reuniam-se todos os jogadores junto da caixeira, a pessoa que guardaria todas as prendas e mostravam-lhe o que tinham escolhido.
Então, a caixeira dizia: "O padre cura foi de rua em rua e à porta da rosa foi parar..."
A rosa (a pessoa que tinha escolhido três pétalas de rosa) dizia: "- Ai"
A caixeira perguntava: "- Que tem?"
A rosa: - "Saudades."
A caixeira: "-De quem?"
A rosa: "da pedra".
E de imediato a pessoa que tinha escolhido como prendas três pequenas pedras, dizia: " - Ai"
E repetia-se todo o ritual, passando por todos. Se acontecesse de a pessoa estar distraída, porque o nome seguinte era dito de repente, sem se saber quem seria escolhido, e não respondesse logo com o "Ai", tinha de entregar à caixeira uma das suas três prendas.
Este ritual repetia-se durante o tempo necessário, até a caixeira, que se mantinha sentada, recolher na abada do vestido todas as prendas de todos os jogadores.
Chegava então a parte das sentenças. A caixeira ia tirando as prendas da abada, uma a uma. A cada prenda correspondia uma tarefa, destinada ao respectivo dono.
A caixeira dizia assim, por exemplo: "A primeira prenda que daqui sair vai à fonte buscar um aguador de água." Fazia uns momentos de suspense, e depois, devagar, mergulhava a mão na abada formada pelo vestido e retirava de lá a prenda." O dono da prenda escolhida, levanta-se e, perante as garagalhadas dos outros, ia buscar um aguadar e ia mesmo buscar água à fonte.
O limite era a imaginação da caixeira e assim se passavam tardes inteiras, numa alegria saudável, ingénua, feliz.

Comments:
A dona desta prenda vai ficar três noites sem dormir...
Que maldade! Esta e outras semelhantes nãolembravam nem tinham cabimento.
Mas eu daqui te mando dar dez pulinhos de satisfação!
Continua a escrever
miss
 
Ai que saudades que me estas a dar ao me relembrar dos meus tempos de crianca, muitas boas tardes passadas com as minhas amiguinhas... la se foi o tempo, mas ainda hei-de revive-los um dia com os meus filhotes, se deus quiser :)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!