terça-feira, abril 08, 2008

Uma resonda

"- Ainda por cima, deu-me uma resonda!"
- "Resonda?" Sim, uma resonda. Resondou-me, pois claro. Há pessoas que resondam os outros, precisamente quando lhes reconhecem razão. É uma forma de se protegerem, não é?
- "Resondam?" Sim, resondam.
Nunca deixei de utilizar o substantivo "resonda" e o verbo "resondar". Utilizo-os de forma tão habitual, que quase nem dou por eles, a não ser que o interlocutor reaja assim, como quem não percebeu.
Então lembro-me que resonda e resondar são palavras do léxico madeirense e explico, contente por serem afinal tantas as palavras particulares do nosso falar e ainda mais pelo facto de algumas delas continuarem tão vulgarmente em uso.
"Resonda" é um termo mais forte do que raspanete, do que reprimenda, talvez seja só a força do hábito, talvez, mas para mim "resonda" é a palavra certa. E sorrio, ao terminar a minha pequena lição de madeirense. Afinal, não é todos os dias que uma resonda nos consegue arrancar um sorriso sincero.

Comments:
Gostei dessa resonda... em forma de riso, é o lado madeirense. É tão bom ter algo diferente dos outros falantes!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!