terça-feira, abril 08, 2008

Tranquelhento e tracista

Estes dois adjectivos, de significado semelhante, parecem-me ser já raramente usados, ao contrário de outros que aqui tenho referido.
Tanto tranquelhento como tracista são adjectivos aplicados a pessoas más, reles, vingativas, que muitas vezes praticam as suas maldades "pela calada", prejudicando os outros sem dar muito nas vistas.
Diz-me uma amiga do centro da freguesia que o primeiro adjectivo seria "trinquelhento" e que derivaria do verbo "trincar", tem toda a lógica. Na linguagem oral as vogais são facilmente substituídas, dependendo da pronúncia característica das diferentes zonas ou até da forma particular de falar de uma determinada pessoa.
No meu sítio sempre dissemos "tranquelhento", pelo menos sempre foi assim que me soou, e continuamos a dizer. Na minha família ainda usamos as duas palavras e eu contribuo como posso para atrasar a morte definitiva destes termos do falar madeirense.
A única forma possível de eu desistir delas seria a certeza de que deixando de as utilzar também deixariam de existir pessoas tranquelhentas e tracistas, que é o que mais há por esse mundo fora.

Comments:
Olá Lília!
A amiga do centro da freguesia não é nada trinquelhenta...(quem não se gaba ninguém o gaba)

Até outra, amiga
miss
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!