terça-feira, abril 08, 2008

Peguelhar

Estou tão habituada ao verbo "peguelhar" que não o sei traduzir. Peguelhar é aquilo que fazem as pessoas peguelhentas. Boa tentativa.
Não encontro tradução nem para o verbo, nem para o adjectivo; muitos não precisarão de explicações pois apercebo-me de que são ainda muito usadas as duas palavras. Para os outros, os mais novos e os de fora, aqui fica uma possível descrição.
Uma pessoa peguelhenta está sempre a reclamar, nunca está satisfeita com as coisas, se estiverem de uma maneira, preferia da outra, se estiverem da outra, o melhor seria ao contrário, é uma pessoa que parece inventar pretextos só para poder estar sempre a criticar, a exigir, a reclamar, a dizer mal, a deitar abaixo.
Penso que não será necessário esforçar-me mais para tentar definir o adjectivo peguelhento e, em consequência, o verbo peguelhar. Com certeza todos já identificaram no seu rol de conhecidos, talvez até de familiares, pessoas que têm o hábito de peguelhar.
O que nos vale é que, tirando alguns casos crónicos, o mal é normalmente passageiro. Todos temos os nosso dias de peguelhentos, todos caímos por vezes na tentação de peguelhar, quem estiver inocente que atire a primeira pedra.

Comments:
Eu gosto de ler o seu blog e de lembrar alguns termos que me esqueci de usar. Outros ainda os uso regularmente e de vez em quando, sai-me um termo que me apanha desprevenida, mas que me enche de ternura. Este é um termo que uso. E, às vezes, estou peguelhenta...
 
Ok, groquei! (e esta, hein?)
 
Eu cá sou p'ganhento mas é debaixo dum copo! De resto até sou baua pessaua!
 
Conheço muito bem o termo e uso-o muitas vezes!!Credo, hoje estás peguelhento...ainda nao deixaste de peguelhar desde que chegaste, etc, etc. Nestas e noutras situações , esta palavra era usada quase quotidianamente na minha familia, e hoje ainda me sai inumeras vezes, quando a ocasião a isso propicia.

Gosto muito do seu blog. Uma verdadeira delicia para os sentidos e um reviver e reavivar de memórias.

Fã do blog
 
Lília
As palavras que refere neste artigo são apenas a versão madeirense de "Peguilhar" e "Peguilhento" que constarão da maioria dos Dicionários de Língua Portuguesa. O meu velho "Augusto Moreno" regista-as bem como: "Peguilha", Peguilho" e "Peguinhar".
No Continente usavam-se antigamente esses termos e posterirmente passou a usar-se só o termo "Pegar (com alguém)" com o mesmo sentido.
Gosto muito do que escreve.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!