terça-feira, abril 15, 2008

Até já foi ao boi...

Deste lado do telefone, mal conseguia ouvir a irmã, à distância de mares e continentes. Explicou-lhe que ouvia mal, estava ficando meia mouca. Do outro lado, para lá de vários mares e continentes, a irmã responde prontamente: "O quê? Já 'tás como o ti Antôine da venda?" De um lado e do outro, com mares e continentes pelo meio, riram-se as duas, muito se riram elas da graça.
O ti Antôine da venda, coitado, ouvia muito mal, podia-se dizer que o pobre do homem estava mesmo ficando mouco.
Certa vez, adoeceu-lhe a vaca e, em simultâneo, a mulher. Claro que se sabia tudo no sítio, e bem mais depressa no que nesta era da internet e dos telemóveis. Por isso, cruzando-se algures no caminho com o ti Antôine da venda, alguém o cumprimenta e pergunta-lhe pela saúde da esposa.
O ti Antôine responde sem qualquer hesitação: - "Já 'tá boa. Hoje até já foi ao boi." Claro que se referia à vaca e não à mulher. O episódio ter-se-à devido à quase surdez do Ti Antôine da venda, coitado. Mas também não me admirava nada que ele estivesse mais interessado na saúde da vaca do que na da mulher, nunca se sabe.
O certo é que aquele episódio se espalhou e foi contado e recontado e tornado anedota talvez para sempre. Ora dizer que a mulher já tinha ido ao boi, ninguém inventaria melhor anedota. O Ti Antôine já há muito deixou este mundo e este pequeno episódio ainda arranca gargalhadas a duas irmãs separadas há quase quarenta anos.. E o curioso é que foi a irmã emigrada a lembrar-se da história do ti Antôine, por vezes quem está longe, à distância de mares e continentes, lembra-se mais deste tipo de coisas.

Comments:
S'a vaca foi a boi é p'qandava saída!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!