segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Duas luzes em cima da mesma mesa

"Não é bom ter duas luzes acesas em cima da mesma mesa". Transmitiram-me esta velha máxima durante a infância, no tempo em que ainda não tínhamos luz eléctrica em casa.
Mal começava a aproximar-se a noite, era preciso confirmar se havia petróleo suficiente no velho candeeiro, com a sua barriga de vidro transparente com desenhos em relevo e o seu vidro também com barriga e pequeno rebordo em cima, em jeito de folho. Era preciso também confirmar se a torcida estava bem, às vezes era preciso aparar a parte de cima com uma tesoura.
Não sei bem como nem quando, mas a partir de certa altura passámos a ter em casa uma luz especial, um petromax, à volta da qual havia todos os inícios de noite um verdadeiro ritual. Era uma luz em metal, alta e elegante, com uma barriga de metal que também se alimentava a petróleo. Para funcionar precisava de uma espécie de pequeno saco de seda, fino e mágico, que devia estar muito bem colocado ao meio. Havia uma série de procedimentos que era preciso seguir cuidadosamente, era uma autêntica arte conseguir que os serões fossem tão luminosos. Nunca me esqueci do barulho que o petromax fazia, um barulho de fundo que acompanhou muitas cópias, ditados, contas, tabuadas e numeração romana, os deveres da minha escola primária.
Duas luzes em cima da mesma mesa não é coisa boa. Dizem que dá azar. Pois dá, ora se dá. Como compreendo a antiga e sábia expressão. Duas luzes acesas em cima da mesma mesa fazem mal, sobretudo à conta da electricidade. As luzes já não são de petróleo, mas o petróleo continua a mandar no mundo.

Comments:
Olá Lilia!
Cá por baixo a luz eléctrica chegou mais cedo, mas quando faltava e era frequente, lá acendiam o petromax. Aquele barulho, a luz intensa, o cuidado com as correntes de ar, não fossem fazer voar o tal saquinho misterioso que ardia e se mantinha. Todo esse ritual do petromax, me recorda a infância. Obrigada por
relembrares e fixares mais este uso esquecido.

Um abraço
miss
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!