terça-feira, janeiro 29, 2008

Inzoneira

- "Não te faças inzoneira!" Há muitos anos, já não sei se foi no baptizado ou no primeiro aniversário da minha filha, a minha mãe deu-me este conselho com a maior das seriedades. Apercebo-me agora de que sempre o cumpri à risca.
Há poucos dias, numa roda de amigos, alguém me colocava no topo das pessoas da sua lista de conhecimentos que têm por hábito fazer comida a mais nas festas. Do género de chegar para todos e para mais alguém que apareça e de ser mais do que suficiente para todos repetirem e ainda ficar para o dia seguinte e para os outros também, graças a Deus.
Com um sorriso, recordando subitamente o velho conselho da minha mãe, respondi: "- Isso é porque não sou inzoneira."
De entre os presentes, ninguém conhecia o termo "inzoneira", ou "inzona", como se diz nalgumas zonas da Madeira. Uma pessoa inzoneira é uma pessoa que poupa na comida, que faz tudo à rasquinha quando tem convidados. O povo diz "que mais vale sobrar do que faltar" e foi isso que sempre me ensinaram. Felizmente, não sou inzoneira.

Nota:
Depois de ter escrito este texto, fui alertada para a existência da palavra "onzeneiro", que significa usurário: aquele que empresta com usura; agiota; avarento.

Comments:
Desconhecia o termo. Mas sou o seu antónimo, tal como a Lília. Não sou do Norte; tenho lá raízes, que não as que me ensinaram a cozinhar. E, no entanto, preparo mesas fartas e abundantes, preparadas para receber um pelotão que se houvesse perdido sem mantimentos durante 2 semanas.
 
«Inzoneiro» é um «páo duro», um «forreta», um «amarrado», um «unhas de fome»...

Felizmente já há pouco disso...
 
Ai as inzonas e inzonices...

Quantas vezes minha mãe me acusou de fazer inzonas que levavam o mesmo tempo a cozinhar e depois nada restava.
Aprendi a lição e hoje quando faço alguma coisa chega e sobra de forma que aos dias seguintes chamo a 1ª oitava a 2ª oitava e por aí adiante enquanto há restos da festa.
m.i.s.s
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!